domingo, 6 de janeiro de 2019

02 A iniciação no MCBDA (Escudamento)


Fiz minha inscrição no Moto Clube Bodes do Asfalto - MCBDA em 31/07/2017 e recebi meu colete em 02/09/2017, das mãos do ir. Saldanha, na Chácara do irmão Djimi Zadhi, em Rio Negro-PR, momento de muita descontração e emoção.


























Quem é o motociclista Felipe Augusto Karam:

Minha primeira motocicleta foi uma Agrale Elefant 200cc ano 1990 Branca com tons de vermelho, adquirida quando ainda estava servindo o Exército, aos 19 anos de idade. Desde então, sempre pilotei.






Naquela ocasião e por mais quatro anos, pratiquei enduros, fiz trilhas e rodei em muitas matas no Paraná e em Santa Catarina, especialmente praticando trilha no antigo campo do 20º Batalhão de Infantaria Blindada - BIB, onde hoje é o Clube Santa Mônica. Também em Três Barras/SC, no campo de treinamento e combate do Exército.

Foi uma época bem divertida. Muita lama, tombos, buracos, mas, nenhum machucado. Não tinha muito equipamento de segurança naquela época, mas, ainda assim, jamais me machuquei.

Com o passar dos anos troquei de moto inúmeras vezes, pilotando CB 500cc, Teneré 600cc e até mesmo uma Burgman 125cc.

Hoje, optei por motos do estilo "custom", talvez pelo conforto e pela minha idade, mas, também porque as motos Trails estão cada vez mais altas e não consigo por o pé no chão.

Nunca sofri acidente de trânsito, só pequenas quedas com a moto parada e uma curva mal feita com a Burgman 125cc, que tem modo de pilotagem diferente das demais motocicletas.

Devo isso à lição que aprendi ainda no Exército, sobre direção defensiva/preventiva, na qual precisamos prever a ocorrência do acidente e, de plano, nos afastarmos do mesmo. Também, a lição da visão de longo alcance, não fixando o olhar apenas na estrada a sua frente, mas, em todos os ângulos possíveis, inclusive o retrovisor como prioridade. Assim, evita-se o acidente.

Outro ponto que me garante a segurança contra acidentes é a estrita obediência às regras e Lei de Trânsito que, aliada à direção defensiva, reduz drasticamente a possibilidade de se envolver em acidentes.

Essa nova experiência, participando de um Moto Clube, será uma ótima oportunidade para me divertir e aprender novas regras de pilotagem em grupo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário