domingo, 6 de janeiro de 2019

06 Como Pilotar em Comboio de Motos - Parte 1


REGRAS BÁSICAS PARA COMBOIOS DE MOTOS

Por Stephan Knecht Coordenador Estadual de Segurança - MCBDA-PR

 
Antes do Passeio

– Verificar se documentos dos pilotos e da máquinasestá em dia. Nunca saia em comboio com a documentação atrasada.

– Verificar óleo, todas as luzes, relação da moto, lubrificação das correntes, buzina, aspecto geral de cabos de embreagem, acelerador e freios

– Verifique os freios: pastilhas, lonas, nível do fluido, e o estado dos pneus

– Suspensão e bateria também devem ser checados


No dia do Passeio

– Estar no ponto de encontro, no horário marcado para a concentração com motos abastecidas e pneus calibrados

– É sempre bom levar capa de chuva ou roupas impermeáveis

– Prestar atenção ao briefing que será feito pelo líder do comboio


Tarefas de Líder, Sub-líder, Ferrolho, Anjo da Guarda e Carro de apoio quando dirige em comboios de motos

LÍDER: É o motociclista responsável por guiar todo o comboio, e seus sinais serão copiados e repetidos por todos os integrantes do grupo. Deverá ser o motociclista que melhor conheça profundo o trajeto a ser percorrido e que tenha experiência também. O líder deverá manter a velocidade previamente estabelecida entre os membros do comboio. Piloto que encabeçará o comboio e que tomará as principais decisões dentro do grupo de deslocamento.
Ele que chama os motoristas para um briefing antes de se deslocar. O briefing inicial é muito importante. É a hora de expor os detalhes e o que fazer durante o percurso. É a hora do organizador transmitir confiança e mostrar ao grupo que é capaz de resolver as coisas. Ele deve agir com lucidez, firmeza e claridade.
O briefing inclui a definição de trajeto, as paradas, o destino e os contatos. Atente também as seguintes orientações:
•        Respeite as leis de trânsito;
•        Fique atento a sinalização dos Anjos;
•        Respeite e atenda as orientações dos Anjos;
•        Utilize todos os equipamentos obrigatórios de segurança;
•        Quando começa a chover, não para no acostamento, para num posto de gasolina ou bem fora da pista;
•        Evite ultrapassar dentro do comboio;
•        Mantenha velocidade compatível com a do comboio evitando o surgimento de grandes espaços entre as motos;
•        Evite mudanças de posicionamento dentro do comboio
SUB - LÍDER:  - O que desloca ao lado do road líder, com a função principal em proporcionar suporte, avisos ou se necessário assumir a liderança do grupo (sempre pela direita); Profundo conhecedor do roteiro e trajeto a ser realizado. Ele segue a velocidade do líder.
ANJOS:   - Pilotos intermediários que controlam o deslocamento do comboio, estando os mesmos posicionados no meio do mesmo. São responsáveis a atender qualquer solicitação de integrantes do comboio e levar ao conhecimento do Líder qualquer anormalidade ou necessidade durante o deslocamento. Um motociclista que vai circular em geral ao lado do grupo, garantindo a coesão e impedindo que outros veículos entrem no meio da formação. O anjo deverá também ficar atento a todos os membros, avisando o líder sempre que alguém precisar parar. Os anjos ajudam de bloquear a faixa quando o comboio entra na estrada (com cuidado especial, e sempre com colete de segurança!!!)
FERROLHO: - O que permanece como último homem, podendo ser mais de um (1) com a função de observar todo o grupo e relatar para o road líder as alterações, que aconteça durante o deslocamento, devendo ser a moto de maior cilindrada condicionado a experiência do piloto. Motociclista que irá na última posição do grupo. O ferrolho deverá zelar pela unidade do grupo como, por exemplo, procurar evitar que ocorra espaçamento acentuado entre as motos, permitir a entrada de veículos estranhos ao grupo no comboio, entre outras funções que venham a ser discutidas e determinadas pelo grupo.
NOVATOS:  - Convidado e/ou Novato (em alguns lugares também conhecido como Neófito): É aquele motociclista novato no grupo, que estará sob observação. Este viajará sempre no final do comboio, entre dois motociclistas experientes, que ensinarão todos os sinais utilizados pelo grupo, quando forem feitos.
CARRO DE APOIO:  - A mesma condição se aplica aos carros de apoio. Todos os pilotos deverão estar atentos à sinalização do "Líder" que utilizará sinalização simples e clara, a qual deverá ser repetida por cada um dos pilotos até o final do pelotão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário