Por Stephan Knecht Coordenador Estadual de Segurança - MCBDA-PR
FORMAÇÃO
Sempre manter distância de 2 segundos do membro à sua frente; manter a distância de 1 segundo do membro
que está na sua diagonal.
Dica: para calcular essa distância, visualize um ponto à frente na pista. Na passagem da moto à sua frente, conte MIL E UM,
MIL E DOIS. Esse é o tempo de 2 segundos
A melhor posição para rodar nas estradas é a formação cruzada.
É a formação que favorece a segurança de todos os integrantes uma vez
que cada moto terá espaço ao seu redor para alguma manobra de
emergência.
É importante que todas as motocicletas do comboio ocupem a mesma faixa para permitir a livre circulação dos outros veículos.
Observe o desenho abaixo:
Mas algumas vezes, seguindo o critério do líder, a formação poderá ser alterada para uma fila única. Normalmente essa formação
é utilizado quando rodamos por estradas mais sinuosas.
Quem preenche a posição vacante é sempre a próxima moto atrás, nunca ultrapassa para preencher a posição vacante.
Ao adentrar cidades, andando em velocidades bem baixas, nós podemos também assumir a formação lado a lado, pois permite uma
melhor compactação do grupo.
Quando o grupo está enfrentando um veículo lenta no lado de direito segue seguinte manobra:
PRESTE
ATENÇÃO:
– Não sair da formação
– Não ficar ziguezagueando
– Não ultrapassar a moto que vem à frente
– Não andar lado a lado quando em velocidades superiores a 40 km/h (a menos que seja uma orientação do líder)
– Não conversar com os companheiros
– Não acelerar nem reduzir bruscamente
– Utilizar sempre a mesma faixa de rodagem do grupo
– Não ultrapassar o líder nem fique para trás do ferrolho
– Mantenha distância constante
ORGANIZAÇÃO DO COMBOIO
Os grupos com mais de 6 ou 8 motos em geral necessitam ser organizados. Essa organização começa com a escolha do líder e do
ferrolho, ambos devem ser motociclistas experientes.
Líder: deve ser o motociclista que conhece bem os sinais para viagens de moto, e precisa conhecer bem o percurso. Ele fica
atento ao deslocamento do grupo e controla a velocidade para que o grupo rode coeso
Muito bom quando líder e ferrolho possuem intercomunicadores, que facilitam a comunicação entre eles.
Em
comboios maiores que 15 ou 16 motos, convêm também nomear um anjo, um
motociclista que vai circular em geral ao lado do
grupo, garantindo a coesão e impedindo que outros veículos entrem no
meio da formação. O anjo deverá também ficar atento a todos os membros,
avisando o líder sempre que alguém precisar parar.
Em
comboios maiores, com mais de 25 motos, convém repartir o grupo em
vários grupos menores de 10 ou 12 motos. Esses grupos
vão rodar juntos, na mesma formação. O grande problema em grupos
grandes é dar acesso aos outros veículos às saídas e entradas das
estradas. Nesses casos, o grupo pode se abrir para permitir a passagem
de outros veículos se aproximando novamente assim que
possível. Normalmente essa organização é feita pelos meios, membros
também com experiência nas estradas, que auxiliam na formação do grupo.
GESTOS PARA VIAGENS DE MOTO EM GRUPO
Para facilitar a comunicação entre os motociclistas, existem alguns gestos que são conhecidos universalmente. Colocamos abaixo
os mais comuns e que todos devem conhecer.
O
líder fará os gestos para a organização do grupo. Por estar em primeiro
lugar, normalmente as situações serão sinalizadas
primeiro pelo líder; esses gestos deverão ser reproduzidos pelos demais
membros do grupo para que os pilotos que vêm mais para trás também
tenham conhecimento do que se seguirá…
Mas, caso alguém precise parar ou aviste um buraco na pista, ele deve sinalizar para os membros que o seguem.
Há um resumo dos sinais no blog
carpemototurismo.blogspot.com. br
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