domingo, 29 de dezembro de 2019

NOVO DESAFIO 2020 "FAZEDOR DE CHUVA"

Após uma brilhante palestra no XII EBAN - Itajaí, proferida pelo nosso irmão Dolo, fui convidado pelo irmão Raphael Tostes a participar de mais um desafio.

Chama-se "Fazedores de Chuva"




Sobre os Fazedores de Chuva (extraído do site http://www.fazedoresdechuva.com)

"Aproveitamos o texto do Grande Cacique Fazedor de Chuva Artur Albuquerque para trazer o contexto do grupo.

A história dos "Caciques Fazedores de Chuva" -

Periodicamente e sem alarde, acontece o encontro de uma elite de motociclistas estradeiros “de longo curso” - Long Distance Motorcycle Travellers –, que têm como distinção comum terem superado um magnífico desafio: todos já atravessaram as três Américas, varrendo toda a quilometragem que engloba o extremo austral argentino, em Ushuaia e o extremo boreal norte-americano, no Alaska, exclusivamente de moto, ida e volta, por estrada.

A fim de possibilitar uma identidade comum a este seleto grupo de aventureiros, foi criado aleatoriamente pelo motociclista Dolor – um de seus membros – o título inusitado de Fazedor de Chuva.

Para um motociclista realizar uma viagem dessa envergadura e sem qualquer tipo de apoio aproximado, é imprescindível: ter confiança na sua moto, na própria experiência e capacidade de pilotagem; sentir-se apto a superar os principais desafios que são a recorrente solidão e as adversidades climáticas; além de ser capaz de contornar as prováveis situações de risco, em regiões de grande miséria humana ou ao atravessar o trecho entre Fairbanks e Prudhoe Bay, onde a expertise para pilotar sobre o Ripio entre Cerro Sombrero e San Sebastian, em Ushuaia, tem sua versão equivalente, potencializada em 1.600 km, no Permafrost das regiões de rara beleza e hostis do Alaska.

Essa vaga ideia da magnitude desta soberba viagem já é mais que suficiente para que alguém tenha condições de identificar a coragem, a determinação e o espírito de aventura, como características dos Fazedores de Chuva, reconhecer o justo mérito e render aos precursores, a merecida homenagem. (fonte: https://www.facebook.com/pg/FazedoresChuva/about/?ref=page_internal)


Para conferir a origem lendária do nome, entre outras notícias sobre o universo da moto, por favor, confira a página dos FC, em: www.fazedoresdechuva.com ,totalmente interativo, bastando fazer o registro como usuário, para troca de experiências e postagens de viagens.


Assim, optei por dois formatos de desafio:

VALENTE FAZEDOR DE CHUVA

 Visitar todos os 399 Municípios do Paraná e fazer foto em frente a cada Prefeitura.

Ponto de partida - 

Piloto I: Dia 01/01/2020 saindo às 10h para um passeio no interior do Estado do Paraná, sentido Oeste, para iniciar, em plano piloto, a meta de Valente Fazedor de Chuva, junto com minha esposa Mone.

Visitaremos as cidades que margeiam a BR 277: Balsa Nova, Palmeira, voltando até a PR 438 visitando Fernandes Pinheiro, Teixeira Soares, voltando à Curitiba pela PR 151.

Piloto II: Dia 03 e 04/01/2020

Rumo à São Mateus do Sul, fizemo fotos nas seguintes cidades: Antônio Olinto, São Mateus do Sul, São João do Triunfo, Paulo Frontin, Paula Freitas, União da Vitória (pernoitamos em Porto União/SC - Hotel Lux, por apenas R$ 149,00 o quarto duplo), seguindo dia 04 para Porto Vitória (um dos mais belos passeios e lindas paisagens, com estrada excelente), atravessamos o Rio Iguaçu de balsa, economizando quase 60km e muito tempo, mesmo que tivéssemos que pegar uma estrada de chão por mais de 12 Km, valeu a pena, sentido Cruz Machado, General Carneiro, onde almoçamos e nos dirigimos para Bituruna.

Encerramos a viagem, seguindo para Curitiba, porque o "Zé-Mané" aqui esqueceu que dia 04/01 é aniversário do filho.

Etapa 01 Com Raphael Tostes:

Dia 18.01.2020:

Sábado: Curitiba Iniciamos em frente à Prefeitura 7h45, com saída 8h00 - Colombo - Bocaiúva do Sul - Tunas - Adrianópolis - Dr.Ulysses - Cerro Azul - Rio Branco do Sul - Itaperuçu - Campo Magro - Campo Largo - Balsa Nova - Araucária - Contenda - Lapa - Quitandinha - Campo do Tenente - Rio Negro - Piên - Agudos do Sul - Tijucas do Sul - Mandirituba - Fazenda Rio Grande - Curitiba (Dormimos em casa, cada um na sua hein)

Dia 19.01.2020:

Domingo:  Saída do Posto de Combustível BR ao lado da Ponte Estaiada 08h00 - São José dos Pinhais - Guaratuba - Matinhos - Pontal do Paraná - Paranaguá - Morretes - Antonina - Guaraqueçaba - Campina Grande do Sul - Quatro Barras - Piraquara - Pinhais (Encerramos a etapa em frente à Prefeitura)
 



RODOVIÁRIO FAZEDOR DE CHUVA

Percorrer do Km Zero da BR 101, em Touros/RN ao Km 4.658 em São José do Norte/RS (Farol da Barra), tirando fotos de todas as placas de divisas entre os estados em que ela corta.


Ponto de partida:
Município de Touros, no Rio Grande do Norte, com foto na frente da prefeitura

Rio Grande do Norte: 176,7 km
Paraíba: 127,7 km
Pernambuco: 213,9 km
Alagoas: 247,8 km
Sergipe: 206,1 km
Bahia: 956,3 km
Espírito Santo: 460,9 km
Rio de Janeiro: 598,5 km
São Paulo: 243,6 km
Paraná: 155 km (planejado)
Santa Catarina: 465 km
Rio Grande do Sul: 415,2 km

Ponto final:
Cidade de São José do Norte, no Rio Grande do Sul, com foto na frente da prefeitura



Vamos Fazer Poeira e chuva.

ENCERRANDO 2019 - Litoral e Serra Catarinense (435 km)

Saída de Curitiba, sentido Itapoá, pela BR 376, na sexta-feira pela manhã, passei pelo Cartório de Registro de Imóveis e fui para nossa casa.

No domingo, dia 29/12/2019 decidi passear pela Serra Dona Francisca e tomar o café-da-manhã em Rio Negrinho ou Mafra.





Áquila 650 Hyusung

















Shadow 750 Honda





  Esqueci de ligar meu aplicativo de registro de viagem, mas, tracei meu curso pelo GoogleMaps.

No final da viagem fotografei o Hodômetro e verifiquei que registrei, só com a Áquila 54.614 km e, descontando o que comecei (32.173), resultou que fiz, com esta moto, 22.441 km.

E da Shadow, que iniciamos com 18.879 km, hoje finalizou com 33.385 Km, resultando 14.506 Km

Fechando o ano com chave de ouro, num total de 36.947 Km/ano

Morretes via Serra da Graciosa (134 km)

Dia 21/12/2019 Almoço em Morretes via Serra da Graciosa, com Thomé e Tostes





EBA Curitiba 2019

EBA Curitiba 2019 - 06.12.2019 (Sexta-feira)

CRONOGRAMA:

Encontro no Tork n' Roll às 19h com os inscritos e convidados.




 Tive um probleminha e perdi a maioria das fotos tiradas. Terei que pedir ajuda aos irmãos para poder colocar depois.

EBA Curitiba 2019 - 07.12.2019

CRONOGRAMA:
8:30 - Abertura na Rua João Negrão, 1994 - Rebouças
9:00 - Recepção e Cafezinho  Food Trucks por adesão
13:00 - Passeio ao Parque Tanguá (opcional) - após deslocamento para o Aprisco Curitibano




































15:00 - Abertura no Aprisco
16h Escudamento
17h Abertura do Chopp         
18:00 - Jantar, confraternização, música ao vivo. Festa a fantasia





São Paulo - Capital e Litoral (886 km)

Passeio realizado com a Mone, de motocicleta dias 04 a 06/12/2019, em vésperas do EBA Curitiba, para voltar com o Bonde de Mogi das Cruzes/SP, que estará nos prestigiando no encontro em Curitiba.






domingo, 24 de novembro de 2019

EBAR Sul - Torres/RS > Tavares/RS > Rio Grande/RS > Chuí/RS (2.485 km)

Dias 27 a 29/09/2019 Em Torres/RS
Dias 29 a 03/10/2019 Tavares, Rio Grande, Chuí/RS

Chami. Eliane e Decarlo


Perdi minhas fotos tiradas no celular e estou no aguardo de um milagre. kkk

E, advinha só..... o milagre aconteceu. A Elaine, esposa do Chami fez inúmeras (quase 350) fotos do passeio e consegui juntar algumas aqui. Obrigado cunhada. Tem até um videozinho no pontal do Farol da Barra em São José do Norte/RS (após as fotos)





























































Aqui fica o extremo sul da BR 101. Farol da Barra, na cidade de São José do Rio Grande/RS


E para encerrar este evento, chegamos ao extremo sul do Rio Grande do Sul:



Aqui:



Eu falei que iria chegar de moto nesse ponto. Tudo bem que atolei na areia e precisei da ajuda do Chami para tirar a moto de lá, mas, cheguei. uhu